Moscas volantes: o que são e como tratar 

As moscas volantes são uma queixa que frequentemente aparece nos consultórios oftalmológicos. Elas se apresentam na forma de pequenos pontos escuros, manchas ou filamentos que aparecem ao olhar para uma superfície mais clara, como o céu azul ou uma parede. 

Apesar de ser um sintoma comum, as moscas volantes costumam causar preocupação. Afinal, por que elas aparecem? Existe motivo para preocupação? Qual o tratamento? Vamos descobrir. Continue a leitura compp a gente!

O que são exatamente as moscas volantes?

As moscas volantes se apresentam como pontos ou filetes escuros que dão a impressão de estarem flutuando diante dos olhos. Às vezes a situação é bastante incômoda, porém em outros casos, elas desaparecem rapidamente.

Na verdade, as moscas volantes são grumos de células, hemácias ou proteínas que ficam no interior do humor vítreo, que é um fluido gelatinoso que preenche a parte posterior do olho.

Embora a percepção de quem tem esse sintoma seja de que os pontos estão diante dos olhos, o que acontece realmente é que esses grumos estão flutuando no interior deles. 

Quais as causas das moscas volantes?

O envelhecimento é uma das causas mais comuns para o surgimento das moscas volantes. Com o processo natural do avanço da idade, o vítreo se contrai e forma grumos. Pode ainda se afastar da retina em alguns pontos, porém sem causar prejuízo à visão. 

As moscas volantes também podem surgir em pessoas com miopia, que passaram por cirurgia de catarata ou sofreram traumatismo ocular. 

Entretanto, as moscas volantes podem ser um indicativo de problemas mais graves como hemorragias na cavidade vítrea, inflamações oculares, rompimento e deslocamento da retina.

Em pessoas diabéticas, casos de descolamento do vítreo ou de oclusão venosa da retina podem causar sangramentos na cavidade vítrea gerando as moscas volantes. 

As moscas volantes também são sintoma de doenças inflamatórias da retina como o uveítes, que também causa visão turva, vermelhidão, coceira e inchaço na área dos olhos. 

A percepção de flashes luminosos, além das moscas volantes podem indicar ainda a ruptura da retina. Essa é uma condição que pode gerar o descolamento da retina, um problema grave que precisa de tratamento urgente pois pode levar à perda da visão. 

Como é o tratamento das moscas volantes?

A prevenção é a forma mais eficiente de tratamento. Por isso, independentemente da apresentação de sintomas oculares, é importante consultar o oftalmologista pelo menos anualmente para uma avaliação detalhada. 

Geralmente as moscas volantes são uma condição benigna, que não apresenta maiores preocupações além de incômodos ocasionais, como durante a leitura, por exemplo. Frequentemente esses pontos flutuantes desaparecem sem intervenção médica. 

Entretanto, para uma avaliação correta, é necessário que o médico realize o exame de fundo de olho para mapear a retina e verificar se existem alterações. 

Contudo, quando as moscas volantes incomodam, atrapalham a visão, estão acompanhadas de flashes de luz ou de redução da visão, é fundamental procurar um especialista com urgência. 

Como vimos, esses sintomas podem indicar as condições de inflamação ocular, descolamento ou rompimentos de retina, ou ainda estar associados a doenças como a catarata. 

Somente o médico oftalmologista poderá identificar essas enfermidades e indicar o tratamento adequado. Nos casos em que o descolamento do vítreo gere alguma alteração significativa na retina, pode ser feita uma aplicação a laser para correção da lesão.

Em alguns casos, pode ser indicado um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia. Nesse procedimento, o humor vítreo é substituído por uma solução líquida, que, por sua vez, é posteriormente substituída naturalmente por um novo humor vítreo. 

Porém, em situações mais graves como o descolamento de retina, o tratamento geralmente exige uma cirurgia de urgência para evitar maior prejuízo da visão. 

A importância do acompanhamento médico

Embora as moscas volantes sejam, na maioria das vezes, uma condição que não causa maiores problemas, é importante ficar alerta. Essas alterações oculares são mais frequentes a partir dos 40 anos, porém podem acometer pessoas mais jovens.

Por isso, sempre que surgirem condições anormais na visão, não apenas as moscas volantes, mas também desconforto, dores, inchaços, vermelhidão ou flashes de luz é fundamental procurar um médico.

A Ottilab é um laboratório atento à saúde ocular do cliente final

Embora as moscas volantes nem sempre interfiram na visão, essas partículas geralmente causam incômodo. Por esta razão, é importante usar lentes que proporcionem mais conforto para os olhos. Afinal, qualquer alteração na visão atrapalha a nossa rotina e interfere na qualidade de vida. 

Atualmente, com o aumento dos casos de problemas oculares e com as novas configurações de mercado, os clientes estão cada vez mais exigentes. Como resultado, os laboratórios ópticos devem buscar as melhores soluções para atender aos clientes. 

Isso significa ultrapassar os padrões e oferecer diversidade nas opções de lentes e tratamentos. Somos um laboratório óptico que tem por objetivo melhorar a visão do nosso cliente final por meio da fabricação de lentes visão simples, multifocais e bifocais de alto desempenho. 

Além disso, trabalhamos com o tratamento antirreflexo, Block Blue e outras soluções que combinam os tratamentos antirrisco, antiembaçante e antiengordurante. Por isso, não perca mais tempo. Vá até uma ótica parceira e conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima